terça-feira, 13 de agosto de 2013

Desabafo de uma alma obesa

Foto/ Reprodução: Discovery Esportes
 Alma obesa por Rodrigo Carvalho

Mesmo emagrecendo, é preciso muito esforço para a construção de uma nova identidade. 

Que gordinho, nunca ouviu que tem um rosto lindo, mas que se fosse "normal", seria lindo por inteiro. Como se o caráter tivesse apenas um belo rostinho, né? A sociedade julga, impõe e cedemos aos seus mandamentos. 

Nunca fui o famoso gordinho "invisível", até porque a minha facilidade em me comunicar não permitia, mas fui: o melhor amigo, bolinha, gordinho viado. Sempre me perguntei isso, porque todo babaca chama um gordinho de viado? Como se a gordura definisse a orientação sexual de um indivíduo.

Hoje, chamam isso de bullying, na minha época era dito "coisa" de criança. Coisa essa, que machucava e muito, porque não adianta alguém dizer para não se magoar. Mas, chega uma hora que a necessidade de mudar acontece, e acredite, é uma "falsa necessidade" de ser aceito. 

Sofri por 25 anos para aprender que aceitação tem que ser algo interno, emagrecer não foi tão bom como pensei. É uma doce ilusão de que tudo melhora com a mudança da aparência, comer virou sinônimo de sofrimento e prazer ao mesmo tempo, duas coisas que não podem conviver. Fui fraco e cai na maior armadilha, a ditadura da magreza. 

Emagreci de maneira saudável, fazendo reeducação alimentar, mas nada impediu que meu psicológico fosse abalado. E até hoje o medo do "passado" assombra e atormenta a cada mordida, e é a primeira vez que falo isso abertamente, porque vejo a necessidade de outras pessoas não passarem pelo mesmo. Fui gordinho sim, e não tenho vergonha disso. 

Porém é importante ressaltar que a obesidade, seja infantil ou em adultos, é uma questão grave e que precisa ser tratada com cuidados médicos. Não estou fazendo apologia, apenas compartilhando alguns sentimentos e situações. 

Nunca deixe que os outros te imponham condições para viver, seja feliz do seu jeito!


4 comentários:

  1. Rô, este post é simplesmente maravilhoso! Também fui "gordinha" na infância e sofria muito com isso, principalmente por receber apelidos nada simpáticos dos "coleguinhas" da escola.

    Realmente, a mente é a coisa mais difícil de se mudar, o corpo muda, a cabeça, muito dificilmente.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto. E só quem já foi "gordinho" sabe o que realmente é. É ser desprezado, ser humilhado, sem motivo algum. Claro que saúde é importante mas já vi amigas e amigos meus "ex-gordinhos" pararem várias vezes no pronto socorro por má alimentação para como vc sitou, ser "aceito". Mas como ser aceito por si próprio, sendo que precisamos do outro para isso?
    Realmente não é uma tarefa fácil, e poucos conseguem..

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto meu Caro!
    É uma pena que a falta de respeito e amor ao próximo, ainda impera em todos os sentidos! Porém, seja a mudança que você quer ver no mundo!
    Abraços tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  4. Amigo lindo =)

    Adorei o seu texto, que seja um de tantos outros que virão! Chega ser ridículo vivermos numa sociedade totalmente estereotipada. Antes de tudo ser belo vem de dentro, e você com certeza já era isso...

    Beijos

    ResponderExcluir